O ensino de graduação e os conteúdos teórico-práticos da saúde do trabalhador

Autores

  • Caroline Fonseca Marques Hospital Estadual Rocha Faria/RJ
  • Déborah Machado dos Santos
  • Fernanda Rodrigues Gonçalves Hospital Estadual Albert Schweitzer/RJ
  • Marcela Costa Fernandes Hospital Estadual Rocha Faria/RJ
  • Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i3.12458

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Bacharelato em Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Currículo.

Resumo

Pesquisa qualitativa cujos objetivos foram identificar conteúdos teórico-práticos relacionados à Saúde do Trabalhador – ministrados no curso de graduação em enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – e discutir enfoque, conteúdos, estratégias de ensino implementadas pelos docentes para desenvolvimento de competências e habilidades dos discentes relacionados a essa área de saber. Para coleta foram entrevistados com uso de formulário 29 acadêmicos do 7º período, e realizou-se análise documental. Utilizou-se análise temática do conteúdo como procedimento analítico. O estudo revelou entendimento dos discentes acerca do ensino referente aos conteúdos da Saúde do Trabalhador, os quais apontaram para uma diversidade de conteúdos desenvolvidos pela instituição. No entanto, a relação teoria/prática mostrou-se pouco clara, incipiente e fragilizada. Esse resultado sugere necessidade de aprofundamento da problemática, com incorporação da perspectiva do docente, no intuito de fortalecer formação do profissional enfermeiro no que se refere aos saberes relacionados à Saúde e Trabalho.

Descritores: Educação em Enfermagem; Bacharelato em Enfermagem; Saúde do Trabalhador; Currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Fonseca Marques, Hospital Estadual Rocha Faria/RJ

Enfermeira. Enfermeira do setor de Neonatologia do Hospital Estadual Rocha Faria/RJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: carolwellerson@yahoo.com.br.

Déborah Machado dos Santos

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: debuerj@yahoo.com.br.

Fernanda Rodrigues Gonçalves, Hospital Estadual Albert Schweitzer/RJ

Enfermeira. Enfermeira do setor de Pronto Atendimento do Hospital Estadual Albert Schweitzer/RJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: nandargoncalves@yahoo.com.br.

Marcela Costa Fernandes, Hospital Estadual Rocha Faria/RJ

Enfermeira. Enfermeira do setor de Pediatria do Hospital Estadual Rocha Faria/RJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: marcelacostafernandes@yahoo.com.br.

Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: norval_souza@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

30/09/2012

Como Citar

1.
Marques CF, Santos DM dos, Gonçalves FR, Fernandes MC, Souza NVD de O. O ensino de graduação e os conteúdos teórico-práticos da saúde do trabalhador. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2012 [citado 28º de março de 2024];14(3):494-503. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/12458

Edição

Seção

Artigo Original