O ensino de graduação e os conteúdos teórico-práticos da saúde do trabalhador
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v14i3.12458Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Bacharelato em Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Currículo.Resumo
Pesquisa qualitativa cujos objetivos foram identificar conteúdos teórico-práticos relacionados à Saúde do Trabalhador – ministrados no curso de graduação em enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – e discutir enfoque, conteúdos, estratégias de ensino implementadas pelos docentes para desenvolvimento de competências e habilidades dos discentes relacionados a essa área de saber. Para coleta foram entrevistados com uso de formulário 29 acadêmicos do 7º período, e realizou-se análise documental. Utilizou-se análise temática do conteúdo como procedimento analítico. O estudo revelou entendimento dos discentes acerca do ensino referente aos conteúdos da Saúde do Trabalhador, os quais apontaram para uma diversidade de conteúdos desenvolvidos pela instituição. No entanto, a relação teoria/prática mostrou-se pouco clara, incipiente e fragilizada. Esse resultado sugere necessidade de aprofundamento da problemática, com incorporação da perspectiva do docente, no intuito de fortalecer formação do profissional enfermeiro no que se refere aos saberes relacionados à Saúde e Trabalho.
Descritores: Educação em Enfermagem; Bacharelato em Enfermagem; Saúde do Trabalhador; Currículo.