Cuidado de enfermagem no adoecimento por acidente vascular encefálico: revisão integrativa da literatura brasileira

Autores

  • Samia Jardelle Costa de Freitas Maniva Universidade Estadual do Ceará
  • Consuelo Helena Aires de Freitas Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i3.12363

Palavras-chave:

Acidente Cerebral Vascular, Enfermagem, Cuidados de Enfermagem

Resumo

Revisão integrativa que objetivou analisar o conhecimento acerca do cuidado de enfermagem no adoecimento por Acidente Vascular Encefálico na base de dados LILACS. Os critérios de elegibilidade dos artigos foram os seguintes: correspondência aos termos “cuidado e “acidente vascular encefálico; publicação em língua portuguesa; disponibilidade de texto completo; ano de publicação no período de 2000 a 2011.  Encontraram-se vinte publicações cujos dados foram coletados por meio de formulário. A análise ocorreu mediante leituras analítica e interpretativa. Como foco dos estudos sobressaíram a problemática da dependência do paciente e o papel desempenhado pelo cuidador familiar; a compreensão da vivência, experiências e sentimentos do cuidador familiar; e o impacto da doença na família. Percebeu-se a importância do preparo do cuidador familiar para a execução dos cuidados no domicílio. O enfermeiro é chamado a desempenhar o cuidado com vistas a ensinar a família a cuidar do paciente e ao autocuidado.

Descritores: Acidente Cerebral Vascular; Enfermagem; Cuidados de Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samia Jardelle Costa de Freitas Maniva, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Discente do Pós-Graduação Cuidados Clínicos Acadêmico Cuidados Clínicos em Saúde e Enfermagem, nível Mestrado, da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: samia_jardelle@yahoo.com.br.

Consuelo Helena Aires de Freitas, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da UECE. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: consueloaires@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

30/09/2012

Como Citar

1.
Maniva SJC de F, Freitas CHA de. Cuidado de enfermagem no adoecimento por acidente vascular encefálico: revisão integrativa da literatura brasileira. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2012 [citado 29º de março de 2024];14(3):679-89. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/12363

Edição

Seção

Artigo de Revisão