Significados da maternidade e paternidade para adolescentes em processo de vulnerabilidade e desfiliação social

Autores

  • Daniela Tavares Gontijo Universidade Federal do Triangulo Mineiro
  • Marcelo Medeiros Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i4.12340

Palavras-chave:

Vulnerabilidade social, Gravidez na adolescência, Menores de rua

Resumo

doi: 10.5216/ree.v12i4.12340

A existência de adolescentes nas ruas dos grandes centros urbanos reflete as situações de vulnerabilidade e desfiliação social que resultam do processo de marginalização social vivenciado por milhões de pessoas. Para este grupo, as ruas tornam-se o cenário da vida cotidiana onde a descoberta e exercício da sexualidade se concretizam. O objetivo deste estudo foi descrever e analisar os significados de maternidade e paternidade para adolescentes com experiência de vida nas ruas, que vivenciam o processo de vulnerabilidade/desfiliação. Pesquisa social estratégica de abordagem qualitativa, realizada em duas casas de abrigo temporário em uma capital da Região Centro Oeste em 2007. Participaram 13 adolescentes de 12 a 17 anos, com experiência de vida nas ruas. Na coleta dos dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas e observação participante. A análise foi conduzida por meio do Método de Interpretação de Sentidos. Os resultados apontam a complexidade que envolve os processos de significação dos fenômenos em estudo. Os significados atribuídos à maternidade e paternidade pelos adolescentes são permeados pelo processo de vulnerabilidade/desfiliação vivenciado cotidianamente, assim como pelas relações de gênero tidas como hegemônicas em nossa sociedade. O estudo traz subsídios para elaboração de ações de promoção de saúde sexual e reprodutiva direcionados para esta população.

Descritores: Vulnerabilidade social; Gravidez na adolescência; Menores de rua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Tavares Gontijo, Universidade Federal do Triangulo Mineiro

Terapeuta Ocupacional. Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunta, Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG, Brasil. E-mail: danielatgontijo@gmail.com.

Marcelo Medeiros, Universidade Federal de Goiás

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem. Professor Associado, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: marcelo@fen.ufg.br

Downloads

Publicado

31/12/2010

Edição

Seção

Artigo Original