Avaliação da contribuição do grupo de convivência para o cuidado do indivíduo hipertenso
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v13i1.11437Palavras-chave:
Educação em Saúde, Hipertensão Arterial, EnfermagemResumo
O objetivo do estudo foi avaliar a contribuição da participação em um grupo de convivência sobre as variáveis clínicas e hábitos de vida de indivíduos com hipertensão arterial. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, teste quiquadrado, teste de Mann Whitney e coeficiente de correlação de Spermam. O grupo participante apresentou melhores valores em todos os fatores clínicos e hábitos de vida avaliados, comparados ao grupo não participante. Obteve-se associação estatisticamente significante entre a participação nas reuniões, número de medidas da pressão arterial (PA) e atividade física. Os resultados mostraram que as intervenções educativas desenvolvidas pela equipe de saúde foram relevantes. Os enfermeiros como elementos constituintes das equipes de saúde devem estar presentes e ativos em todas as etapas desse trabalho, desde o planejamento, execução e avaliação colaborando na busca de meios efetivos que colaborem para a melhoria de vida dessa população.
Descritores: Educação em Saúde; Hipertensão Arterial; Enfermagem.