Gravidez na adolescência em oito municípios do RS: perfil de ocorrência e rede de serviços

Autores

  • Marcele Peretto Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Marta Julia Marques Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Joannie dos Santos Fachinelli Soares Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Graciliana Elise Swarowsky

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i4.11259

Palavras-chave:

Gravidez na Adolescência, Saúde da População Rural, Atenção Primária à Saúde.

Resumo

A gravidez e maternidade na adolescência podem ser consideradas situações de vulnerabilidade quando envolvem dificuldades socioeconômicas e de acesso e acessibilidade aos serviços de saúde. Assim, objetivou-se descrever o perfil sociodemográfico e epidemiológico da gravidez entre 10 e 19 anos, em oito municípios do Rio Grande do Sul, e caracterizar a rede de serviços de saúde dos mesmos. Os dados originam-se do SINASC e do CNES para o período de 2000 a 2005. Achados apontam 3.668 nascidos vivos de mães adolescentes. Verificou-se insuficiente oferta de serviços, baixa escolaridade das adolescentes, reduzida adesão pré-natal, índices mais elevados de prematuridade e baixo peso ao nascer. Sugere-se investimento na atenção básica de saúde, considerando a necessidade de captação e inserção precoce das adolescentes no pré-natal e do acesso à saúde e à informação para o exercício da sexualidade na perspectiva dos direitos de escolha.

Descritores: Gravidez na Adolescência; Saúde da População Rural; Atenção Primária à Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcele Peretto, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Discente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: enfermeiramar@gmail.com.

Marta Julia Marques Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermagem, Doutora em Sociologia. Professora Titular, Escola de Enfermagem (EENF), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: marta@enf.ufrgs.br.

Joannie dos Santos Fachinelli Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação Enfermagem, nível Mestrado, EENF, UFRGS. Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: jofachi@hotmail.com.

Graciliana Elise Swarowsky

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: graciswarowski@hotmail.com.

Downloads

Publicado

31/12/2011

Como Citar

1.
Peretto M, Lopes MJM, Soares J dos SF, Swarowsky GE. Gravidez na adolescência em oito municípios do RS: perfil de ocorrência e rede de serviços. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2011 [citado 22º de maio de 2022];13(4):721-9. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/11259

Edição

Seção

Artigo Original