Perfil dos profissionais de enfermagem que atuam em maternidades em Londrina, PR

Autores

  • Maria Angélica Motta da Silva Esser Faculdade Pitágoras de Londrina
  • Fabiana Villela Mamede Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Marli Villela Mamede Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i1.11032

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Equipe de Enfermagem, Enfermagem Obstétrica

Resumo

RESUMO

A redução da mortalidade materna é um dos indicadores de saúde cujo elemento principal é a assistência de qualidade ao parto e nascimento. Este estudo teve como objetivo caracterizar os profissionais de enfermagem que atuam na assistência ao parto. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, realizado em três maternidades, junto a 63 profissionais de enfermagem. Os resultados mostram que há predominância de profissionais de nível médio. Apesar da maioria das enfermeiras possuir especialização em obstetrícia, estas referem desempenhar papel burocrático e pouco assistencial. Além da especialidade, a enfermeira deve se fundamentar nas competências essenciais para a enfermagem obstétrica. Observou-se pouca participação dos profissionais em curso e eventos na área da saúde da mulher. Concluiu-se que há necessidade de implementação de cursos de capacitação com o objetivo de incentivar ações preconizadas para diminuir os índices de mortalidade materna, melhorando a assistência prestada às mulheres e a seus filhos.

Descritores: Cuidados de Enfermagem; Equipe de Enfermagem; Enfermagem Obstétrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Angélica Motta da Silva Esser, Faculdade Pitágoras de Londrina

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Coordenadora do curso de Graduação em Enfermagem, Faculdade Pitágoras de Londrina. Londrina, PR, Brasil. E-mail: angeluel@hotmail.com.

Fabiana Villela Mamede, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Saúde Pública, Professora Doutora, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Universidade de São Paulo (USP). Ribeiro Preto, RP, Brasil. E-mail: famamede@eerp.usp.br.

Marli Villela Mamede, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Titular, EERP, USP. Ribeiro Preto, RP, Brasil. E-mail: mavima@eerp.usp.br.

Downloads

Publicado

31/03/2012

Como Citar

1.
Esser MAM da S, Mamede FV, Mamede MV. Perfil dos profissionais de enfermagem que atuam em maternidades em Londrina, PR. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2012 [citado 22º de maio de 2022];14(1):133-41. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/11032

Edição

Seção

Artigo Original