Conhecimento, atitude e prática de mulheres residentes no meio rural acerca dos métodos contraceptivos

Autores

  • Ana Izabel Oliveira Nicolau Universidade Federal do Ceará
  • Renata Cordeiro Dantas Universidade Federal do Ceará
  • Ana Paula Pires Gadelha Universidade Federal do Ceará
  • Ana Karina Bezerra Pinheiro Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i1.10702

Palavras-chave:

Planejamento familiar, População Rural, Saúde da Mulher, Enfermagem

Resumo

RESUMO

Estudo descritivo-quantitativo com objetivo de verificar o conhecimento, a atitude e a prática de mulheres residentes em uma comunidade rural quanto a métodos contraceptivos. Foi aplicado, nessa perspectiva o Inquérito Conhecimento, Atitude e Prática (CAP) a 50 usuárias do serviço de planejamento familiar da unidade básica de saúde de Pedro Ribeiro de Russas, – CE, em julho de 2008. Foi detectada a predominância de mulheres jovens, unidas com seus parceiros e com baixa escolaridade e renda. Também, observaram-se antecedentes obstétricos em 46 (92%) mulheres, abortos em 13 (26%) e 18 (36%) com história de gravidez indesejada. O anticoncepcional oral, a camisinha, a tabela de Ogino-Knaus e o Dispositivo Intrauterino (DIU) foram pouco empregados. Salienta-se que 14 (28%) utilizavam algum método de maneira inadequada. As principais fontes de orientação foram o profissional de saúde e amigos. As características culturais, sociodemográficas e as circunstâncias vivenciadas influenciaram o conhecimento, atitude e uso de métodos contraceptivos e, consequentemente, a sua história reprodutiva.

Descritores: Planejamento familiar; População Rural; Saúde da Mulher; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Izabel Oliveira Nicolau, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – nível Doutorado, Universidade Federal do Ceará (UFC). Picos, PI, Brasil. E-mail: anabelpet@yahoo.com.br.

Renata Cordeiro Dantas, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: renatacdantas@gmail.com.

Ana Paula Pires Gadelha, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: anapaula_enfe@hotmail.com.

Ana Karina Bezerra Pinheiro, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Adjunto III, UFC. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: anakarinaufc@hotmail.com.

Downloads

Publicado

31/03/2012

Como Citar

1.
Nicolau AIO, Dantas RC, Gadelha APP, Pinheiro AKB. Conhecimento, atitude e prática de mulheres residentes no meio rural acerca dos métodos contraceptivos. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2012 [citado 16º de abril de 2024];14(1):164-70. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/10702

Edição

Seção

Artigo Original