O trabalho em equipe expresso na prática dos profissionais de saúde

Autores

  • Elysângela Dittz Duarte Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem
  • Erika da Silva Dittz Hospital Sofia Feldman
  • Lélia Maria Madeira Hospital Sofia Feldman
  • Patrícia Pinto Braga Universidade Federal de São João Del-Rei, Campus Divinópolis
  • Tatiana Coelho Lopes Hospital Sofia Feldman

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i1.10627

Palavras-chave:

Assistência Integral à Saúde, Equipe de Assistência ao Paciente, Relações Interpessoais, Recursos Humanos em Saúde

Resumo

RESUMO

Neste estudo, propomos apreender o trabalho em equipe a partir da prática dos profissionais em uma instituição de saúde. Utilizou-se, para tanto, do material produzido pela Comunidade Ampliada de Pesquisa, composta por usuários, profissionais e gestores do Hospital Sofia Feldman (HSF). O material coletado, após transcrito e agrupado de acordo com sua similaridade, originou três categorias empíricas, as quais foram analisadas. Evidenciou-se que o trabalho em equipe, na produção do cuidado em saúde, expressa os valores institucionais, a existência de espaços dialógicos possibilitando as decisões compartilhadas, o exercício da autonomia e a responsabilização de usuários, profissionais e gestores na produção do cuidado. Verificou-se também a contribuição da organização do cuidado para o processo de formação dos profissionais. Concluiu-se que o trabalho em equipe é consequência determinante nas práticas em saúde, permeadas pela centralidade no usuário e relações dialógicas, potencializado pelos processos formativos e favorecido por uma gestão colegiada.

Descritores: Assistência Integral à Saúde; Equipe de Assistência ao Paciente; Relações Interpessoais, Recursos Humanos em Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elysângela Dittz Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde, Professora Adjunto, Escola de Enfermagem (EE), Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: dittzduarte@ig.com.br.

Erika da Silva Dittz, Hospital Sofia Feldman

Terapeuta Ocupacional, Doutora em Ciências da Saúde, Terapeuta Ocupacional do Hospital Sofia Feldman. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: erikadittz@hotmail.com.

Lélia Maria Madeira, Hospital Sofia Feldman

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Enfermeira do Hospital Sofia Feldman. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: lelia.bhe@terra.br.

Patrícia Pinto Braga, Universidade Federal de São João Del-Rei, Campus Divinópolis

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Assistente, Universidade Federal de São João Del-Rei – Campus Divinópolis. Divinópolis, MG, Brasil. E-mail: patriciabragaenf@ig.com.br.

Tatiana Coelho Lopes, Hospital Sofia Feldman

Fisioterapeuta, Doutora em Saúde Coletiva, Fisioterapeuta do Hospital Sofia Feldman. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: tatianacoelholopes@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

31/03/2012

Como Citar

1.
Duarte ED, Dittz E da S, Madeira LM, Braga PP, Lopes TC. O trabalho em equipe expresso na prática dos profissionais de saúde. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2012 [citado 4º de julho de 2022];14(1):86-94. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/10627

Edição

Seção

Artigo Original