O trabalho em equipe expresso na prática dos profissionais de saúde
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v14i1.10627Palavras-chave:
Assistência Integral à Saúde, Equipe de Assistência ao Paciente, Relações Interpessoais, Recursos Humanos em SaúdeResumo
RESUMO
Neste estudo, propomos apreender o trabalho em equipe a partir da prática dos profissionais em uma instituição de saúde. Utilizou-se, para tanto, do material produzido pela Comunidade Ampliada de Pesquisa, composta por usuários, profissionais e gestores do Hospital Sofia Feldman (HSF). O material coletado, após transcrito e agrupado de acordo com sua similaridade, originou três categorias empíricas, as quais foram analisadas. Evidenciou-se que o trabalho em equipe, na produção do cuidado em saúde, expressa os valores institucionais, a existência de espaços dialógicos possibilitando as decisões compartilhadas, o exercício da autonomia e a responsabilização de usuários, profissionais e gestores na produção do cuidado. Verificou-se também a contribuição da organização do cuidado para o processo de formação dos profissionais. Concluiu-se que o trabalho em equipe é consequência determinante nas práticas em saúde, permeadas pela centralidade no usuário e relações dialógicas, potencializado pelos processos formativos e favorecido por uma gestão colegiada.
Descritores: Assistência Integral à Saúde; Equipe de Assistência ao Paciente; Relações Interpessoais, Recursos Humanos em Saúde.