Vivência do idoso dependente no domicílio: análise compreensiva a partir da historicidade heideggeriana

Autores

  • Larissa Chaves Pedreira Universidade Federal da Bahia, Escola de Enfermagem
  • Regina Lucia Mendonça Lopes Universidade Federal da Bahia, Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i2.10313

Palavras-chave:

Enfermagem Geriátrica, Filosofia, Cuidadores, Pessoas com Deficiência

Resumo

http://dx.doi.org/10.5216/ree.v14i2.10313

Com o envelhecimento da população, aumenta a quantidade de idosos dependentes domiciliar, por consequência de doença crônica ou ônus do envelhecimento. Este estudo trata-se de recorte de tese de doutorado que objetivou compreender os modos de ser do idoso no cuidado familiar. Esse recorte objetiva apresentar a análise compreensiva da unidade de significação: vivencia sua presença, na maioria das vezes, na historicidade imprópria. Para tal, realizou-se pesquisa fenomenológica, pautada na obra Ser e Tempo (Heidegger), com cinco idosos inscritos em dois programas de atenção domiciliar. As entrevistas foram transcritas e lidas para captação dos aspectos ônticos e ontológicos, e formação da unidade de significação. A partir dos discursos, compreendeu-se que aspectos relacionados à situação econômica e familiar, às consequências do AVC, ao acesso aos serviços formais e informais, além de vivências e experiências ao longo da vida, fazem a historicidade desses idosos, interferindo nos seus modos de ser.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Chaves Pedreira, Universidade Federal da Bahia, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professor Adjunto I, Escola de Enfermagem, Universidade Federal da Bahia (EEUFBA). Salvador, BA, Brasil. E-mail: larissa.pedreira@uol.com.br.

Regina Lucia Mendonça Lopes, Universidade Federal da Bahia, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professor Titular, EEFBA. Salvador, BA, Brasil. E-mail: rlopes@ufba.br.

Downloads

Publicado

30/06/2012

Como Citar

1.
Pedreira LC, Lopes RLM. Vivência do idoso dependente no domicílio: análise compreensiva a partir da historicidade heideggeriana. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2012 [citado 22º de maio de 2022];14(2):304-12. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/10313

Edição

Seção

Artigo Original