Ações educativas durante a assistência pré-natal: percepção de gestantes atendidas na rede básica de Maringá-PR

Autores

  • Viviane Barbosa de Souza Secretaria Municipal de Saúde de Maringá
  • Simone Roecker Universidade Estadual de Maringá
  • Sonia Silva Marcon Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i2.10162

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Enfermagem, Gestantes, Atenção Primária à Saúde.

Resumo

A dimensão educativa é parte integrante e inovadora na assistência pré-natal. Desta forma o estudo objetivou conhecer a percepção de gestantes usuárias da rede básica de saúde de Maringá/PR sobre educação em saúde e como ela ocorre. Estudo de natureza qualitativa, do qual participaram 25 gestantes de cinco unidades básicas de saúde do município. Os dados foram coletados em novembro de 2009, por meio de entrevistas semiestruturadas e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que, das mulheres em estudo, grande parte delas conhecem e identificam as ações de educação em saúde realizadas pelos profissionais. De forma geral atribuem grande importância a estas ações, principalmente para a prevenção de doenças e agravos durante a gestação e também para aprender sobre os cuidados com o bebê após o parto. Concluiu-se que ainda existe uma lacuna no que concerne às ações educativas direcionadas a assistência pré-natal na atenção primária à saúde.

Descritores: Educação em Saúde; Enfermagem; Gestantes; Atenção Primária à Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Barbosa de Souza, Secretaria Municipal de Saúde de Maringá

Enfermeira, Especialista em Educação Profissional na Área da Saúde, Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Maringá. Maringá, PR, Brasil. E-mail: vivianebarbosa28@ibest.com.br.

Simone Roecker, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira, Mestranda em Enfermagem, Programa de Mestrado em Enfermagem, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Bolsista CAPES. Maringá, PR, Brasil. E-mail: moneroecker@hotmail.com.

Sonia Silva Marcon, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professor Associado B, UEM. Maringá, PR, Brasil. E-mail: soniasilva.marcon@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/06/2011

Como Citar

1.
Souza VB de, Roecker S, Marcon SS. Ações educativas durante a assistência pré-natal: percepção de gestantes atendidas na rede básica de Maringá-PR. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2011 [citado 6º de julho de 2022];13(2):199-210. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/10162

Edição

Seção

Artigo Original