Ações educativas durante a assistência pré-natal: percepção de gestantes atendidas na rede básica de Maringá-PR
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v13i2.10162Palavras-chave:
Educação em Saúde, Enfermagem, Gestantes, Atenção Primária à Saúde.Resumo
A dimensão educativa é parte integrante e inovadora na assistência pré-natal. Desta forma o estudo objetivou conhecer a percepção de gestantes usuárias da rede básica de saúde de Maringá/PR sobre educação em saúde e como ela ocorre. Estudo de natureza qualitativa, do qual participaram 25 gestantes de cinco unidades básicas de saúde do município. Os dados foram coletados em novembro de 2009, por meio de entrevistas semiestruturadas e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que, das mulheres em estudo, grande parte delas conhecem e identificam as ações de educação em saúde realizadas pelos profissionais. De forma geral atribuem grande importância a estas ações, principalmente para a prevenção de doenças e agravos durante a gestação e também para aprender sobre os cuidados com o bebê após o parto. Concluiu-se que ainda existe uma lacuna no que concerne às ações educativas direcionadas a assistência pré-natal na atenção primária à saúde.
Descritores: Educação em Saúde; Enfermagem; Gestantes; Atenção Primária à Saúde.