O trabalho em plataformas digitais: direitos, COVID-19 e problemas emergentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v24.66060

Resumo

Apresentamos os resultados de pesquisa sobre o trabalho de entregadores em plataformas digitais. Exploramos diferentes técnicas e metodologias, quantitativas e qualitativas, de coleta e análise de dados com o objetivo de compreender as construções sobre os direitos e os sentidos de justiça entre os entregadores. No contexto da pandemia do COVID-19, estendemos os objetivos da pesquisa no sentido de captar os seus impactos na remuneração e no tempo de trabalho, bem como compreender o sentido atribuído pelos entregadores da cidade de Curitiba a duas paralisações nacionais que ocorreram no mês de julho de 2020. Apontamos para a formação de solidariedades horizontalizadas, complexas e em rede e para a necessidade e potencialidade de estudos aprofundados

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidnei Machado, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

Professor de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná e dos Programas de Pós-Graduação em Direito e em Sociologia da Universidade Federal do Paraná. 

Alexandre Pilan Zanoni, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

Doutorando pelo Programa de pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2021-09-08

Como Citar

MACHADO, S.; PILAN ZANONI, A. . O trabalho em plataformas digitais: direitos, COVID-19 e problemas emergentes. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/sec.v24.66060. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/66060. Acesso em: 5 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Ciências Sociais e Covid-19