Apresentação
Os poderes emergentes e a ordem mundial contemporânea: dilemas, tensões e possibilidades
Resumo
Apresentamos o dossiê “Os poderes emergentes e a ordem mundial contemporânea: dilemas, tensões e possibilidades”, organizado e publicado na revista Sociedade e Cultura da Universidade Federal de Goiás. Em função de debates que vem sendo feitos nos últimos anos no âmbito do Grupo de Pesquisa sobre as Potências Médias (GPPM) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ásia-Pacífico (GEPAP/UEPB), temos visto como de extrema importância a organização de eventos e publicações que aglutinem reflexões voltadas para essa temática. Neste sentido, seminários e mesas foram organizados nos encontros da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS), da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), na Encontro da FLACSO/Equador e da International Studies Association (ISA); e, por fim, temos a satisfação de publicar este dossiê que se apresenta como um ponto importante de síntese de reflexões a respeito dos processos de emergência de novas potências médias e seus impactos para a ordem mundial contemporânea.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).