Capacidade estatal e formulação de políticas sociais por municípios sob a ótica da gestão pública democrática
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v20i1.51065Resumo
A Constituição Federal de 1988 alargou as responsabilidadesdo Estado Democrático Brasileiro ao estabelecer atividades
prestacionais ao cidadão, em termos de direitos sociais, os
quais são efetivados por meio das políticas públicas. Ao mesmo tempo, operou a municipalização de alguns serviços sociais universais e gerou novas institucionalidades na governança
local, pois distribuiu competências e reconheceu a autonomia
dos municípios, lugar de execução e de disponibilização de
serviços públicos e de elaboração de políticas públicas condizentes com as necessidades da população local. Este trabalho
tem o objetivo de promover uma discussão teórica e trazer à baila os estudos sobre as capacidades estatais, propondo
que sejam adaptadas de forma a aplicarem-se aos municípios, visando impulsionar a capacidade de formulação de suas
políticas sociais, bem como contribuir com as discussões sobre
capacidades estatais a nível local integrando, para tanto, o referencial da gestão pública democrática.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-12-27
Como Citar
DELLA LUCIA GOMES, M.; APARECIDA FERREIRA, P.; MORETTO AMÂNCIO, J. Capacidade estatal e formulação de políticas sociais por municípios sob a ótica da gestão pública democrática. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 20, n. 1, 2017. DOI: 10.5216/sec.v20i1.51065. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/51065. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).