Limites na construção de uma identidade política: condicionantes de gênero e de classe sobre o trabalho docente na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v9i2.480Resumo
Resumo: Este trabalho apresenta um conjunto de reflexões produzidas a partir de uma investigação sobre a identidade política das trabalhadoras da educação infantil na rede municipal de educação de Goiânia. As análises apontam para um intenso processo de feminização do trabalho docente na educação infantil e a identificação deste com o trabalho doméstico e a maternagem, inerentes aos papéis sociais historicamente desempenhados por mulheres. Indica ainda que essa atividade tem sofrido um processo de desprofissionalização, mediante sua identificação com uma pretensa “vocação feminina” que, ao naturalizar as relações de cuidado e educação que o sexo feminino tem para com as crianças, desvaloriza essa atividade, reproduzindo a divisão entre reprodução e produção. Esses elementos constituem alguns dos condicionantes que dificultam a elaboração de uma identidade política, por parte dessas trabalhadoras, vinculada aos interesses da classe trabalhadora. Palavras-chave: identidade política; feminização do trabalho docente; educação infantil.Downloads
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Publicado
2007-12-05
Como Citar
DA SILVA, H. L. F. Limites na construção de uma identidade política: condicionantes de gênero e de classe sobre o trabalho docente na educação infantil. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 9, n. 2, 2007. DOI: 10.5216/sec.v9i2.480. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/480. Acesso em: 18 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
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