Tempo de trabalho e autonomia: uma homenagem a André Gorz
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v11i1.4480Palavras-chave:
trabalho, tempo, emancipação, autonomia, André Gorz.Resumo
O texto se propõe analisar a contribuição original de André Gorz para o pensamento social, em particular sua análise sobre as possibilidades de construção da autonomia. Tomando-se por base o diálogo com Marx, aprofundado nos Grundrisse, Gorz descortina a possibilidade de uma sociedade autônoma tendo como referência a redistribuição do trabalho e a redução do tempo de trabalho. Com esta perspectiva, permite uma análise da sociedade ancorada não mais no tempo de trabalho, mas no tempo de não trabalho, capaz de promover uma mutação cultural que dê sentido à vida.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-08-03
Como Citar
FREITAS, R. A. de. Tempo de trabalho e autonomia: uma homenagem a André Gorz. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 11, n. 1, 2008. DOI: 10.5216/sec.v11i1.4480. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/4480. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Homenagens Póstumas
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).