Condomínios horizontais fechados: reflexão sobre a configuração do espaço intrametropolitano de Goiânia

Autores

  • GENILDA D’ARC BERNARDES UniEvangélica
  • ADEMAR AZEVEDO SOARES JÚNIOR UFG e UEG

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v10i2.3142

Palavras-chave:

condomínio horizontal fechado, Região Metropolitana de Goiânia, reestruturação socioespacial, desenho urbano, eixos de expansão.

Resumo

O presente trabalho buscou evidenciar os impactos que os chamados condomínios horizontais fechados têm provocado na Região Metropolitana de Goiânia. Essa nova tipologia habitacional se mostra como marca evidente de um novo padrão de segregação socioespacial urbana, um processo social crescente de migração de parcelas significativas da população para bairros fechados, cercados por muros e sistemas de segurança sofisticados. O setor de habitação sempre exerceu importante papel na indução do adensamento e da expansão urbana dessa área, processo este que vem apresentando novas dinâmicas a partir da implantação dos condomínios fechados, contribuindo para a configuração de um novo espaço intrametropolitano de Goiânia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

GENILDA D’ARC BERNARDES, UniEvangélica

Doutora em Sociologia, professora da UFG e coordenadora do Mestrado em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente da UniEvangélica/Anápolis – GO. E-mail: genilda@hotmail.com.

ADEMAR AZEVEDO SOARES JÚNIOR, UFG e UEG

Mestre em Sociologia e professor da UFG e da UEG. Email: arquiteturjr@gmail.com.

Downloads

Publicado

2008-01-17

Como Citar

BERNARDES, G. D.; SOARES JÚNIOR, A. A. Condomínios horizontais fechados: reflexão sobre a configuração do espaço intrametropolitano de Goiânia. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 10, n. 2, 2008. DOI: 10.5216/sec.v10i2.3142. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/3142. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres