A formação do campo artístico na capital federal do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v10i2.3137Palavras-chave:
Brasília, campo artístico, modernismo, educação sentimental.Resumo
O artigo apresenta excertos de um livro em processo de finalização sobre o mundo das artes em Brasília, a capital modernista planejada como uma utopia socialista, baseados em entrevistas realizadas com 23 excelências desse campo de produção cultural. Mostra o caráter de fronteira dessa sociedade e o pioneirismo desses artistas, os aspectos místico-esotéricos e as influências ecológicas no processo de educação sentimental deles. Apresenta ainda crítica remissiva sobre o imaginário criado sobre a cidade e a tentativa de construção da identidade de um sítio cultural extremamente novo, com base em casos de artistas que lograram projeção nacional e mesmo internacional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-01-17
Como Citar
TEIXEIRA, J. G. L. C. A formação do campo artístico na capital federal do Brasil. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 10, n. 2, 2008. DOI: 10.5216/sec.v10i2.3137. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/3137. Acesso em: 18 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).