As dificuldades de construção de uma sociedade democrática no Brasil: os elementos extra-políticos nas análises dos processos sociais em Fernando de Azevedo
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v11i2.2347Palavras-chave:
Política, sociedade, cultura, mudança, diferenciaçãoResumo
As discussões de Fernando de Azevedo acerca da vida política brasileira, desde os primórdios da formação social do país, serão privilegiadas neste artigo. Ele construiu uma das mais férteis reflexões no campo da cultura política ao buscar historicamente as dificuldades de constituição de uma sociedade democrática e, ao mesmo tempo, ao empenhar-se em apontar os caminhos que deveriam ser seguidos para alcançá-la. Demonstrando que as mudanças substanciais somente são possíveis quando ocorrem modificações das mentalidades que lhes orientam, ele contribuiu para a sedimentação, no âmbito da sociologia, das investigações que valorizavam os elementos extrapolíticos nas análises dos processos sociais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2009-03-12
Como Citar
DE REZENDE, M. J. As dificuldades de construção de uma sociedade democrática no Brasil: os elementos extra-políticos nas análises dos processos sociais em Fernando de Azevedo. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 11, n. 2, 2009. DOI: 10.5216/sec.v11i2.2347. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/2347. Acesso em: 18 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).