Modernidade(s) e religião: Rupturas, permanências e combinações

Autores

  • EMERSON JOSÉ SENA DA SILVEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora
  • EDUARDO JOSÉ CROCHET UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v9i1.210

Resumo

Resumo: Refletir sobre a modernidade e sua relação com a religião é pensar o papel da tradição, as transformações em curso na esfera da cultura e as suas repercussões na manifestação das diversas religiosidades. Nesse sentido, é preciso desnaturalizar conceitos como o de modernidade, demonstrando a existência de significados plurais nas dobras do conceito e da realidade. Aponta-se, assim, para novas possibilidades, como a hibridação entre crenças e práticas culturais e religiosas. Palavras-chave: modernidade(s); religião; teorias sociais; campo religioso brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

EMERSON JOSÉ SENA DA SILVEIRA, Universidade Federal de Juiz de Fora

Antropólogo, mestre e doutorando em Ciência da Religi ão pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Membro do CEHILA/Brasil. Integrante do Núcleo CEHILA-Juiz de Fora. Professor de sociologia e antropologia. E-mail: emerson. jsena@terra.com.br.

EDUARDO JOSÉ CROCHET, UFRJ

Historiador. Formado em Filosofia pelo ITASA/JF. Mestre em História Social (UFRJ). Membro do CEHILA/ Brasil. Coordenador do Núcleo CEHILA-Juiz de Fora. Professor de Filosofia, Colégio Militar ? Juiz de Fora.  e-mail: eduardocrochet@terra.com.br.

Downloads

Publicado

2007-12-05

Como Citar

DA SILVEIRA, E. J. S.; CROCHET, E. J. Modernidade(s) e religião: Rupturas, permanências e combinações. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 27–38, 2007. DOI: 10.5216/sec.v9i1.210. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/210. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê