Dinheiro e reciprocidade nos Cintas-Larga: notas para uma economia política na Amazônia meridional
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v13i1.11170Palavras-chave:
Cinta-Larga, Tupi-Mondé, Amazônia meridional, economia política, etnografia do dinheiro.Resumo
Entre os Cinta-Larga, através de um fluxo contínuo de bens e serviços, os interesses do chefe político entrelaçam-se aos dos moradores de sua aldeia. E, no contexto contemporâneo de suas relações exteriores, uma espécie de contabilidade qualitativa de acordos e dívidas (em torno da venda de madeira e da exploração de garimpos) associa-os a uma gama variada de atores e instituições sociais. Assim, as instâncias de negociação e os mecanismos de controle financeiro tornaram-se um espaço ampliado de disputas entre chefes, aldeias e associações. Este artigo descreve as formas locais de apropriação, circulação e uso do dinheiro, que evidenciam a semântica do endinheiramento que ali se desenvolveu nas três últimas décadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).