Caracterização das atividades informais – o comércio de rua de Goiânia
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v8i2.1016Resumo
O estudo busca analisar as causas de inserção de trabalhadores no comércio de rua do Centro de Goiânia. Para isso, utiliza uma amostra de 203 questionários aplicados entre os camelôs que atuam nas áreas centrais da cidade. Recorreu-se à técnica estatística de análise fatorial, por meio de uma análise de componentes principais, com processamento realizado pelo programa SPSS. Os resultados da análise fatorial parecem indicar que os fatores que explicam o fenômeno estão relacionados à migração de trabalhadores desempregados do interior para Goiânia, ao tempo de permanência do camelô na atividade, à proteção de que o camelô dispõe no que se refere aos direitos trabalhistas, entre outros. Constata-se que o desemprego levou os trabalhadores a exercerem atividades informais no Centro de Goiânia. Palavras-chave: desemprego; análise fatorial; trabalho informal.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-05
Como Citar
LEÃO, C.; LEITE, A. T. B. Caracterização das atividades informais – o comércio de rua de Goiânia. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 8, n. 2, 2007. DOI: 10.5216/sec.v8i2.1016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/1016. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).