Dados etnográficos de presenças estrangeiras: intervenções de uma antropóloga no trabalho com crianças refugiadas na Inglaterra
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v6i1.704Resumen
A noção de ciência, como saber descomprometido, vem sendo substituída pela compreensão da necessidade de intervenção por parte dos produtores de conhecimento. Tal produção constitui-se em ato inevitavelmente político quando observamos a vida das pessoas e as relações de poder que permeiam seu cotidiano. Como resultado de um trabalho etnográfico com crianças refugiadas em uma escola na Inglaterra, discorro sobre a necessidade de um posicionamento por parte do antropólogo através da explicitação das alianças estabelecidas no campo. Acredito que tal atitude possa permitir a viabilização de intervenções a favor dos grupos estudados e que tal comprometimento se faz fundamental, caso o trabalho não seja caracterizado por uma atitude reprodutora de desigualdades sociais. Palavras-chave: ciência, relações sociais, poder, crianças refugiadas, racismo, cultura hegemônica inglesa.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2007-12-05
Cómo citar
LEWIS, L. Dados etnográficos de presenças estrangeiras: intervenções de uma antropóloga no trabalho com crianças refugiadas na Inglaterra. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 6, n. 1, 2007. DOI: 10.5216/sec.v6i1.704. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/704. Acesso em: 18 dic. 2024.
Número
Sección
Dossiê
Licencia
Autores/as que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
- Autores/as mantienen los derechos autorales y ceden a la revista el derecho de primera publicación, siendo el trabajo simultáneamente licenciado por la Creative Commons Attribution License, lo que permite el compartir del trabajo con reconocimiento de autoría y de la publicación inicial en esta revista;
- Autores/as tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ejemplo: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y de la publicación inicial en esta revista;
- Autores/as tienen permiso y son estimulados/as a publicar y a distribuir su trabajo en la web (ejemplo: en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede tener alteraciones productivas, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (véase O Efeito do Acesso Livre).