Marketing eleitoral e HGPE em Goiás
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v5i2.577Resumen
Resumo: Este artigo aborda as mudanças estéticas e técnicas ocorridas na forma de se fazer propaganda eleitoral na televisão em Goiás, em decorrência da introdução paulatina das técnicas do Marketing Eleitoral no Estado. A pesquisa empírica é feita através do comparativo estatístico de uma amostra do Horário de Propaganda Eleitoral Gratuito no período compreendido entre 1986 e 2002, envolvendo três candidatos ao cargo majoritário em três eleições, ocorridas num intervalo de tempo de 16 anos. A análise demonstra que houve modificações consideráveis na forma de buscar o convencimento do eleitorado nos programas de televisão, principalmente na parte técnica e estética. Percebeu-se o esvaziamento paulatino do discurso político-ideológico e a valorização das técnicas midiatizantes, que transformam o embate televisivo em um espetáculo onde as imagens sobrepuseram-se ao conteúdo. Além disso, o trabalho confirma que a introdução do marketing eleitoral se deu obedecendo aos padrões mundiais e nacionais, que têm como ícone dos Estados Unidos. Mas isso aconteceu preservando traços da cultura política local. Palavras-chave: eleição majoritária; Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral; marketing eleitoral.Descargas
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Publicado
2007-12-05
Cómo citar
FERNANDES, L. C.; TOMAZETT, L. Marketing eleitoral e HGPE em Goiás. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 5, n. 2, 2007. DOI: 10.5216/sec.v5i2.577. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/577. Acesso em: 15 ene. 2025.
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