Trabalho e gênero nas interações de serviços
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v11i2.5288Palabras clave:
trabalho, interações de serviços, gênero, GoiâniaResumen
Há certo consenso na área de estudos sobre o trabalho de que o emprego e as ocupações em serviços são orientadas por distinções de gênero. Entretanto, a produção científica na área, em escopo internacional, ainda é tímida em relação à importância de questões de gênero nas relações entre consumidores, trabalhadores e empregadores, especialmente no que se refere a funcionários da linha de frente, cujas atividades de trabalho se desenvolvem preponderantemente em interação direta com os clientes. Propõe-se aqui recuperar a discussão, no campo da sociologia do trabalho, sobre as interações no trabalho em serviços, hoje direcionada, grosso modo, pelas seguintes questões: descrição e organização do trabalho, subordinação do funcionário e expropriação de seu trabalho emocional pela empresa, estratégias de negociação e enfrentamento de funcionários da linha de frente com empregadores e consumidores. Procura-se destacar as distinções de gênero relativamente a essas três perspectivas de análise do trabalho em serviços. Essas considerações teóricas são empregadas para orientar a pesquisa empírica do trabalho e do consumo numa cadeia de fast-food e em serviços de mototáxi em Goiânia.Descargas
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Publicado
2008-12-19
Cómo citar
NUNES, J. H.; DUTRA, L. G.; LANDEIRO, M. L. Trabalho e gênero nas interações de serviços. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 11, n. 2, 2008. DOI: 10.5216/sec.v11i2.5288. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/5288. Acesso em: 18 dic. 2024.
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Dossiê
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