Os rumos da utopia brasiliense: observações sobre a representação da capital federal no conto "Brasília" de Clarice Lispector

Autores/as

  • Dijaci David de Oliveira MEC

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v11i1.4475

Palabras clave:

Brasília, cidade, Clarice Lispector.

Resumen

O presente trabalho analisa o conto Brasília da escritora Clarice Lispector, composto em dois momentos: nos tensos anos de 1962 e no auge do “milagre econômico”. Publicado postumamente, o conto é emblemático e permite-nos acompanhar parte das expectativas da sociedade em relação ao futuro da capital. Realizamos uma decomposição do texto e, simultaneamente, um cotejamento com algumas obras historiográficas e sociológicas para compreender o discurso presente no conto. Assim, percebemos no discurso da autora o pressuposto de que a ausência de “povo” acabou por “facilitar” a tomada do poder pelos militares uma vez que sem povo não haveria reação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dijaci David de Oliveira, MEC

Doutor em Sociologia. Consultor MEC dijaci@gmail.com

Publicado

2008-08-03

Cómo citar

OLIVEIRA, D. D. de. Os rumos da utopia brasiliense: observações sobre a representação da capital federal no conto "Brasília" de Clarice Lispector. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 11, n. 1, 2008. DOI: 10.5216/sec.v11i1.4475. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/4475. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Livres