O shopping center como figura paradigmática do discurso colonial: racismo e poder na América Latina

Autores/as

  • Luis Martínez Andrade École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v15i1.20686

Palabras clave:

consumação, capitalismo, neocolonialismo cultural, shopping center.

Resumen

Este texto tem o objetivo de mostrar a relação entre a lógica do capital e o processo de neocolonialismo na América Latina. No alvorecer da modernidade (século XVI),assistiu-se à criação de mitos e de modelos que determinaram “a maneira de fazer e de agir” das sociedades periféricas. As ideias de progresso e de desenvolvimento legitimaram a presença e a dominação política, cultural, econômica e, até mesmo, militar de um poder colonial sobre o outro. Neste sentido, a fim de esclarecer a maneira como alguns objetos discursivos da narrativa moderna participam do imaginário da sociedade, nosso trabalho procura analisar o papel do centro comercial ou shopping center. O centro comercial tornou-se não somente a “catedral da marca” ou a “meca da mercadoria”, mas também o lugar no qual é possível observar todas as contradiçõesdo capitalismo tardio.

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Publicado

2012-10-17

Cómo citar

ANDRADE, L. M. O shopping center como figura paradigmática do discurso colonial: racismo e poder na América Latina. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 15, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/sec.v15i1.20686. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/20686. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

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