Raça, classe e cultura no contexto das políticas de ação afirmativa: um esforço teórico-crítico a respeito da raça
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v13i2.13432Palabras clave:
raça, racismo, classe social, etnicidade, ações afirmativasResumen
O presente artigo se propõe a discutir três questões caras ao debate sociológico em torno das chamadas “questões raciais” e, de algum modo, retomadas no contexto da implementação das políticas de cotas no Brasil, a saber: a relação entre raça e classe; a interface da raça com a cultura/etnia; e o status da raça como categoria social e conceito analítico. Esta discussão será feita à luz do debate que antecedeu e se intensificou por ocasião da introdução das primeiras políticas de cotas em universidades públicas. Primeiramente, faz-se uma incursão em torno do embate teórico relativo à interdependência das categorias “raça” e “classe” de modo a exemplificar a maneira através da qual elas se relacionam no contexto da experiência de ações afirmativas para negros. Em seguida, desenvolve-se uma reflexão crítica a respeito da interface teórica entre raça e cultura à luz das disputas relativas aos significados da identidade negra nesse contexto. Finalmente, analisam-se as discussões em torno dos significados raciais no contexto da implementação de políticas públicas afirmativas, com o objetivo de propor uma análise reflexiva a respeito da raça como conceito analítico.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-03-02
Cómo citar
TAVOLARO, L. G. M. Raça, classe e cultura no contexto das políticas de ação afirmativa: um esforço teórico-crítico a respeito da raça. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 287–298, 2011. DOI: 10.5216/sec.v13i2.13432. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/13432. Acesso em: 21 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos Livres
Licencia
Autores/as que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
- Autores/as mantienen los derechos autorales y ceden a la revista el derecho de primera publicación, siendo el trabajo simultáneamente licenciado por la Creative Commons Attribution License, lo que permite el compartir del trabajo con reconocimiento de autoría y de la publicación inicial en esta revista;
- Autores/as tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ejemplo: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y de la publicación inicial en esta revista;
- Autores/as tienen permiso y son estimulados/as a publicar y a distribuir su trabajo en la web (ejemplo: en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede tener alteraciones productivas, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (véase O Efeito do Acesso Livre).