Valores políticos dos agentes pedagógicos dos projetos de educação para a democracia do Congresso Nacional
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v20i2.53075Abstract
O artigo analisa a percepção e o discurso dos agentes
pedagógicos que atuam nos programas de educação para a
democracia do Congresso Nacional. O estudo foi realizado
por meio de websurvey, com questões abertas e fechadas no
mês de maio de 2017. As principais conclusões demonstram
que os educadores são críticos em relação ao atual estágio
da democracia e ao combate à corrupção. Há elevada adesão
a valores políticos como igualdade de direitos, tolerância
política, respeito à diferença e à diversidade cultural e sexual,
novas configurações familiares, participação política e social,
entre outros. O estudo apresenta dados que são relevantes para a compreensão do modo de pensar de um segmento que atua diretamente nos projetos de educação para a democracia nas duas casas legislativas, considerando que os estudos sobre o tema têm privilegiado os efeitos de tais iniciativas, sem levar em conta a perspectiva dos educadores.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and of the initial publication in this journal;
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and of the initial publication in this journal;
- Authors are allowed and encouraged to post and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can bring productive change as well as increases the impact and the citation of the published work (see O Efeito do Acesso Livre).