Atitudes parentais sobre Educação Física inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v17i1.36884Keywords:
atitudes, pais, educação inclusiva, educação física, necessidades educativas especiais.Abstract
As atitudes em relação à inclusão de estudantes com defiiência na escola regular assumem um papel decisivo na construção de uma sociedade democrática e inclusiva. O objetivo deste estudo foi descrever as atitudes parentais sobre a inclusão nas classes de Educação Física (EF). Aplicou-se uma escala de atitudes sociais a uma amostra de 213 pais ou tutores legais de estudantes portugueses. Para discussão dos resultados, constituiu-se um grupo de discussão composto por cinco professores de EF, dois pais e dois estudantes. Os resultados evidenciaram atitudes moderadamente positivas que se relacionaram com diversos fatores. Concluiu-se que o sucesso da inclusão requer que as famílias e a comunidade acreditem mais na competência das escolas, e que para tal são necessários mais recursos materiais e humanos, formação específica,diferenciação do curricular e trabalho colaborativo com as famílias e a comunidade.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-07-27
How to Cite
RAIMUNDO MARTINS, C. L.; ROSA PINO JUSTE, M. Atitudes parentais sobre Educação Física inclusiva. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 17, n. 1, 2015. DOI: 10.5216/sec.v17i1.36884. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/36884. Acesso em: 22 dec. 2024.
Issue
Section
Free Articles
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and of the initial publication in this journal;
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and of the initial publication in this journal;
- Authors are allowed and encouraged to post and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can bring productive change as well as increases the impact and the citation of the published work (see O Efeito do Acesso Livre).