Repensar os cânones de representação da família e do gênero nas práticas líricas
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v15i1.20681Keywords:
dramaturgia de ópera, ideologia, gênero, representações da família, sociabilidades e consumo cultural.Abstract
O presente artigo debate os sistemas de significado e as dimensões ideológicas subjacentes a quadros de reprodução de cânones músico-dramatúrgicos baseados em fórmulas construídas, em grande medida, na primeira metade do século XIX, no contexto do enraizamento e da disseminação dos modelos italianos do bel canto, e das condições de produção que a estes presidem. Argumento, através da referência a quadros concretos de produção, que a necessidade de fixação, e subsequente reprodução,de uma gramática de situações e de um esquema dramático se deve, por um lado, às exigências do mercado, que estimulam o incremento da circulação de produtos operísticos e, por outro, às necessidades do exercício de autorregulação dos comportamentos e normas sociais. Neste contexto, incidirei especialmente sobre dois aspectos,o da representação do núcleo familiar e o da estratificação de gênero neste processo,problematizando-os como instrumentos ideológicos de controle social.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-10-17
How to Cite
RIBEIRO, P. G. Repensar os cânones de representação da família e do gênero nas práticas líricas. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 15, n. 1, p. DOI: 10.5216/sec.v15i1.20681, 2012. DOI: 10.5216/sec.v15i1.20681. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/20681. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
Free Articles
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and of the initial publication in this journal;
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and of the initial publication in this journal;
- Authors are allowed and encouraged to post and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can bring productive change as well as increases the impact and the citation of the published work (see O Efeito do Acesso Livre).