Redes sociais como ferramenta de campanha em disputas subnacionais: análise do Twitter nas eleições para o governo do Paraná em 2010
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v15i1.20670Keywords:
redes sociais, campanha eleitoral, Twitter, eleições.Abstract
Este artigo tem por objetivo discutir o uso das redes sociais como ferramenta de campanha eleitoral, tendo como objeto de análise o conteúdo postado no Twitter pelos dois principais candidatos ao governo do Paraná – Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias(PDT) – no período de 1º de julho a 3 de outubro de 2010. Procura-se, por meio de algumas características (número de postagens, temática, discurso, tipo dos post, usode links, presença de adversários, entre outras), identificar como os candidatos utilizaram o suporte tecnológico em estratégias políticas de contato com os eleitores. A metodologia utilizada é quantitativa de análise de conteúdo e permite ainda comparar os dados entre os dois candidatos, que, juntos, somaram 3.165 postagens. Com isso,torna-se possível identificar diferenças na utilização do Twitter entre os dois principaisconcorrentes ao governo do Paraná em 2010.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and of the initial publication in this journal;
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and of the initial publication in this journal;
- Authors are allowed and encouraged to post and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can bring productive change as well as increases the impact and the citation of the published work (see O Efeito do Acesso Livre).