1.0 mais do que 2.0? O uso tradicional de suportes inovadores nas campanhas eleitorais
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v15i1.20669Keywords:
Twitter, eleições presidenciais, campanha pós-moderna, Portugal, Brasil, participação política, interatividadeAbstract
Este estudo propõe a análise comparativa das campanhas on-line à presidênciada República do Brasil (2010) e de Portugal (2011), com o intuito de determinarse os dois candidatos mais bem colocados nas intenções de voto em ambos os países lograram obter o melhor aproveitamento dos recursos de comunicaçãode campanha pós-moderna, ou da era 2.0. Baseado em uma análise de conteúdo dos tweets dos candidatos no primeiro turno das campanhas nos respetivos países, constatou-se que o Twitter foi primordialmente utilizado como ferramenta de aproximação e comunicação com o eleitor. Na verdade,conclui-se que ainda não se pode falar em uma evolução integral para a terceira era das campanhas políticas, uma vez que os candidatos desperdiçaram o potencial de comunicação bidirecional proporcionado pela interatividadedo ambiente digital em detrimento de uma utilização da ferramenta on-line apenas como forma de divulgar as respectivas agendas e propostas. Tal utilização seletiva e instrumental foi feita com o intuito de aumentar a sua visibilidade,mantendo a máxima do período moderno das campanhas baseadas na comunicação orientada no sentido de um para muitos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-10-17
How to Cite
NOVAIS, R. A.; DE ARAÚJO, V. A. 1.0 mais do que 2.0? O uso tradicional de suportes inovadores nas campanhas eleitorais. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 15, n. 1, p. DOI: 10.5216/sec.v15i1.20669, 2012. DOI: 10.5216/sec.v15i1.20669. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/20669. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
Thematic Dossier
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and of the initial publication in this journal;
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and of the initial publication in this journal;
- Authors are allowed and encouraged to post and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can bring productive change as well as increases the impact and the citation of the published work (see O Efeito do Acesso Livre).