Da mercadorização do corpo feminino: um estudo sobre a imagem fotográfica da mulher nua
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v14i1.15690Keywords:
fotografia, corpo, mulher, mercadoria, indústria culturalAbstract
Este trabalho consiste no relato de uma pesquisa realizada durante o ano de 2009, sob as bases da fenomenologia, em que o objeto de estudo foi o corpo nu feminino exibido como forma de arte nas publicações de nome
Playboy editadas em 2008. O método utilizado foi a análise fotográfica, de Roland Barthes (2005), que trata a fotografia como fenômeno passível de leitura e que compõe o quadro do que ganhou denominação de indústria cultural. O artigo trata, sobretudo, do corpo feminino na sociedade contemporânea, sua constituição estética padronizada e os mecanismos de depreciação a que está submetido.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-09-19
How to Cite
AGRICOLA, N. P. A. Da mercadorização do corpo feminino: um estudo sobre a imagem fotográfica da mulher nua. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 14, n. 1, p. DOI: 10.5216/sec.v14i1.15690, 2011. DOI: 10.5216/sec.v14i1.15690. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/15690. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
Free Articles
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and of the initial publication in this journal;
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and of the initial publication in this journal;
- Authors are allowed and encouraged to post and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can bring productive change as well as increases the impact and the citation of the published work (see O Efeito do Acesso Livre).