Novos caminhos da adoção no Brasil: A adoção aberta ou adoção com contato em debate
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v28.81376Resumo
O presente artigo buscou analisar as discussões sobre a adoção aberta ou adoção com contato no Brasil. Estas são entendidas como um formato de adoção que possibilitaria a garantia de direitos fundamentais dos filhos adotivos – como o direito à origem e à identidade – mediante maior integração e contato entre a tríade adotiva. A metodologia utilizada foi a realização de pesquisa documental que teve como objeto cinco lives produzidas pelo Instituto Brasileiro de Direito da Criança e do Adolescente e o Centro Universitário Salesiano de São Paulo sobre adoção aberta ou adoção com contato. Os dados foram organizados em quatro categorias analisadas por meio da análise de conteúdo. Como resultado, verificou-se que a adoção aberta ou adoção com contato é apresentada como uma possibilidade compatível com o Estatuto da Criança e do Adolescente e possuem potencial para auxiliar na garantia dos direitos dos filhos adotivos e na consolidação de um modelo adotivo menos adversarial.
Palavras-chave: adoção aberta; direito à origem; direito à identidade; adotivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sociedade e Cultura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
Esta revista está licenciada sob a licença 