Novos caminhos da adoção no Brasil: A adoção aberta ou adoção com contato em debate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v28.81376

Resumo

O presente artigo buscou analisar as discussões sobre a adoção aberta ou adoção com contato no Brasil. Estas são entendidas como um formato de adoção que possibilitaria a garantia de direitos fundamentais dos filhos adotivos – como o direito à origem e à identidade – mediante maior integração e contato entre a tríade adotiva. A metodologia utilizada foi a realização de pesquisa documental que teve como objeto cinco lives produzidas pelo Instituto Brasileiro de Direito da Criança e do Adolescente e o Centro Universitário Salesiano de São Paulo sobre adoção aberta ou adoção com contato. Os dados foram organizados em quatro categorias analisadas por meio da análise de conteúdo. Como resultado, verificou-se que a adoção aberta ou adoção com contato é apresentada como uma possibilidade compatível com o Estatuto da Criança e do Adolescente e possuem potencial para auxiliar na garantia dos direitos dos filhos adotivos e na consolidação de um modelo adotivo menos adversarial.

Palavras-chave: adoção aberta; direito à origem; direito à identidade; adotivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa Melo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, elisameloo11@gmail.com

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Laura Cristina Eiras Coelho Soares, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, laurasoarespsi@yahoo.com.br

Professora da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

2025-08-18

Como Citar

MELO, Elisa; SOARES, Laura Cristina Eiras Coelho. Novos caminhos da adoção no Brasil: A adoção aberta ou adoção com contato em debate. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 28, 2025. DOI: 10.5216/sec.v28.81376. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/81376. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos Livres