Iniciativas para o atendimento à saúde da população trans no conurbano bonaerense: atores, políticas e demandas
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v28.80314Resumo
Este artigo analisa as iniciativas para promover o acesso da população trans ao sistema de saúde em quatro municípios do conurbano bonaerense (Província de Buenos Aires, Argentina) entre 2021 e 2023. Entrevistas em profundidade com profissionais de saúde de equipes voltadas para o atendimento da população trans e com tomadores de decisão e membros de equipes técnicas de órgãos governamentais nacionais, provinciais e municipais responsáveis pela implementação de políticas públicas de saúde, gênero e diversidade sexual são analisadas. O artigo identifica as redes institucionais e sociais que possibilitam e as que dificultam o trabalho dessas equipes. Além disso, estabelece vínculos entre os desafios para a atenção à saúde da população trans, os processos de descentralização das políticas de Atenção Primária à Saúde e a institucionalização gradual da agenda de gênero e diversidade sexual na Província de Buenos Aires.
Palavras-chave: Saúde pública; acessibilidade aos serviços de saúde; identidade de gênero; população trans.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sociedade e Cultura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
Esta revista está licenciada sob a licença 