Iniciativas para o atendimento à saúde da população trans no conurbano bonaerense: atores, políticas e demandas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v28.80314

Resumo

Este artigo analisa as iniciativas para promover o acesso da população trans ao sistema de saúde em quatro municípios do conurbano bonaerense (Província de Buenos Aires, Argentina) entre 2021 e 2023. Entrevistas em profundidade com profissionais de saúde de equipes voltadas para o atendimento da população trans e com tomadores de decisão e membros de equipes técnicas de órgãos governamentais nacionais, provinciais e municipais responsáveis pela implementação de políticas públicas de saúde, gênero e diversidade sexual são analisadas. O artigo identifica as redes institucionais e sociais que possibilitam e as que dificultam o trabalho dessas equipes. Além disso, estabelece vínculos entre os desafios para a atenção à saúde da população trans, os processos de descentralização das políticas de Atenção Primária à Saúde e a institucionalização gradual da agenda de gênero e diversidade sexual na Província de Buenos Aires.

Palavras-chave: Saúde pública; acessibilidade aos serviços de saúde; identidade de gênero; população trans.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anahi Farji Neer, Universidad Nacional de José C. Paz (UNPAZ), Buenos Aires, Argentina, anahi.farji@gmail.com

Doctora de la Universidad de Buenos Aires en Ciencias Sociales. Investigadora Asistente del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) con sede en el Instituto de Estudios Sociales en Contextos de Desigualdades de la Universidad Nacional de José C. Paz. 

Publicado

2025-10-14

Como Citar

FARJI NEER, Anahi. Iniciativas para o atendimento à saúde da população trans no conurbano bonaerense: atores, políticas e demandas. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 28, 2025. DOI: 10.5216/sec.v28.80314. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/80314. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos Livres