Cultura de consumo e capitalismo de vigilância: o comportamento de compra através da Plataformização Digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v28.79568

Resumo

Este artigo examina o impacto da plataformização digital e do comércio eletrônico na cultura de consumo contemporânea, com ênfase nos mecanismos de vigilância sobre o comportamento de compra. A fundamentação teórica baseia-se nas discussões da Sociologia e Antropologia, estabelecendo um quadro analítico das dinâmicas do consumo e do comércio na era digital. A metodologia combina análise qualitativa das práticas de consumo com análise de dados estatísticos
sobre e-commerce no Brasil e no cenário global. Os resultados indicam que a digitalização do consumo intensificou os processos de vigilância, com plataformas digitais sistematicamente coletando e monetizando dados dos usuários para personalização publicitária e serviços, consolidando assim o capitalismo de vigilância. A conclusão aponta para a necessidade de uma abordagem sociológica que considere a interseção entre tecnologia, economia e sociedade, visando a compreender como o comércio eletrônico reconfigura as práticas de consumo e o comportamento social na era digital.

Palavras-Chave: cultura de consumo; plataformização digital; capitalismo de vigilância; controle; e-commerce.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Emanuel Romero Almada, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil, pabloera@gmail.com

Pesquisador de Pós-Doutorado da Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. Doutor pelo Centro de Estudos Sociais/Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. 

Célia Regina de Souza Felipe Silva, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Araraquara, São Paulo, Brasil, celia.felipe@unesp.br

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho.

Downloads

Publicado

2025-06-26

Como Citar

ALMADA, Pablo Emanuel Romero; SILVA, Célia Regina de Souza Felipe. Cultura de consumo e capitalismo de vigilância: o comportamento de compra através da Plataformização Digital. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 28, 2025. DOI: 10.5216/sec.v28.79568. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/79568. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos Livres