A ciência e os cientistas no Museu de Astronomia e Ciências Afins
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v27.77727Resumo
Com o objetivo de caracterizar a representação da ciência e dos cientistas no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), no Rio de Janeiro, analisamos a exposição de longa duração “Olhar o céu, medir a terra”. Para isso, utilizamos a análise de conteúdo qualitativa. Como resultado, identificamos a coerência entre os objetivos da mostra e o conteúdo nela apresentado. Nossa análise sugere que os conteúdos da exposição têm potencial de permitir que o público não especializado em Astronomia amplie o entendimento e a relação desse campo com o desenvolvimento social e a história do país. Embora haja variadas menções à ciência como construção coletiva, identificamos um desequilíbrio em relação à representação de cientistas e profissionais que atuam em funções de colaboração e outros com maior prestígio social, além da persistência da problemática sobre a diversidade racial e de gênero dos cientistas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sociedade e Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).