A intervenção das plataformas digitais no trabalho doméstico remunerado na Argentina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v25.71033

Resumo

A expansão das plataformas digitais no mercado de trabalho desperta um interesse crescente da literatura acadêmica. Neste campo de estudos, o Uber, como uma das plataformas pioneiras, com presença significativa a nível mundial, consolidou-se como modelo para o mundo do trabalho digitalizado. Isso levou à invisibilidade das mudanças produzidas por plataformas que prestam outros tipos de serviços. Este artigo explora o impacto da intermediação digital de acordo com as características do setor em que atua: no nosso caso, serviços domésticos, na Argentina, por meio da plataforma digital Zolvers. Analisa os seus efeitos nas situações de trabalho dos trabalhadores e sugere que esse tipo de intermediação pode contribuir para promover a formalização do emprego, mas não elimina as tendências precárias que caracterizam o setor. Baseia-se em uma pesquisa qualitativa, que consistiu principalmente na realização de 20 entrevistas com empregadas domésticas que utilizam a plataforma digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ania Tizziani, Universidad Nacional de General Sarmiento (UNGS), Los Polvorines, Argentina, atizziani@campus.ungs.edu.ar

Doctora en sociología por la Universidad de París 1, Panthéon Sorbonne. Investigadora del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) y docente de la Universidad Nacional de General Sarmiento.

Lorena Poblete, Universidad Nacional de San Martín (UNSM), San Martín, Argentina, lorena.poblete@conicet.gov.ar

Doctorado en sociología en l`École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (Francia). Profesora titular de la Escuela Interdisciplinaria de Altos Estudios de la Universidad Nacional de San Martín. 

Publicado

2022-10-14

Como Citar

TIZZIANI, A.; POBLETE, L. A intervenção das plataformas digitais no trabalho doméstico remunerado na Argentina. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/sec.v25.71033. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/71033. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres