A intervenção das plataformas digitais no trabalho doméstico remunerado na Argentina
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v25.71033Resumo
A expansão das plataformas digitais no mercado de trabalho desperta um interesse crescente da literatura acadêmica. Neste campo de estudos, o Uber, como uma das plataformas pioneiras, com presença significativa a nível mundial, consolidou-se como modelo para o mundo do trabalho digitalizado. Isso levou à invisibilidade das mudanças produzidas por plataformas que prestam outros tipos de serviços. Este artigo explora o impacto da intermediação digital de acordo com as características do setor em que atua: no nosso caso, serviços domésticos, na Argentina, por meio da plataforma digital Zolvers. Analisa os seus efeitos nas situações de trabalho dos trabalhadores e sugere que esse tipo de intermediação pode contribuir para promover a formalização do emprego, mas não elimina as tendências precárias que caracterizam o setor. Baseia-se em uma pesquisa qualitativa, que consistiu principalmente na realização de 20 entrevistas com empregadas domésticas que utilizam a plataforma digital.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).