Política pública e voto: o papel do Programa Renda Cidadã na eleição para governador em Goiás (2014 e 2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v25.71004

Resumo

Investigamos o papel do Programa Renda Cidadã na escolha do voto para governador de Goiás nas eleições de 2014 e de 2018, tendo como variáveis concorrentes o desenvolvimento econômico do município e o alinhamento partidário dos prefeitos. O artigo alia discussão teórica e análise empírica e utiliza dados fornecidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, por órgãos do governo federal e pelo estado de Goiás. Os resultados indicam que a cobertura do Programa Renda Cidadã e o alinhamento partidário do prefeito com o governador são preditores robustos para o voto em candidato situacionista a governador de Goiás em 2014 e em 2018, respectivamente. O artigo utiliza um desenho metodológico ainda pouco usual para se analisar a escolha de voto no Brasil e contribui para ampliar conhecimentos sobre o comportamento eleitoral em contexto político subnacional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robert Bonifácio, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, robertbonifacio@ufg.br

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais e professor da Universidade Federal de Goiás.

Marina Almeida Morais, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, adv.marinamorais@gmail.com

Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Goiás. 

Claudiomar Matias Rolim Filho, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Brasília, Distrito Federal, Brasil claudiomar.filho@ipea.gov.br

Doutorando em Políticas Públicas pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Downloads

Publicado

2022-10-14

Como Citar

BONIFÁCIO, R.; ALMEIDA MORAIS, M.; MATIAS ROLIM FILHO, C. Política pública e voto: o papel do Programa Renda Cidadã na eleição para governador em Goiás (2014 e 2018). Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/sec.v25.71004. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/71004. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres