As pessoas interagem — e por que — com políticos nas mídias sociais? Evidências das eleições estaduais brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v25.70812

Resumo

Este artigo apresenta os resultados das análises das campanhas no Facebook de 140 candidatos que se candidataram a governador das 27 unidades da federação brasileira durante as eleições estaduais. Seguindo a estrutura analítica de Vaccari e Nielsen (2013), coletamos a quantidade total de contexto e interações das postagens no Facebook de todos os candidatos a governador, para propor um avanço de sua abordagem metodológica. Descrevemos a distribuição da atenção que cada candidato gerou e usamos regressão estatística para analisar os fatores preditivos para essa quantidade de atenção. Em geral, os resultados mostraram uma campanha digital muito ativa. No modelo de regressão, ser candidato competitivo e número de citações da imprensa foram os fatores mais preditivos. O estudo confirma os resultados alcançados pela literatura anterior em outros contextos. 

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Publicado

2022-10-14

Como Citar

CARLOMAGNO, M.; BRAGA, S.; ANGELI, A. E. As pessoas interagem — e por que — com políticos nas mídias sociais? Evidências das eleições estaduais brasileiras. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/sec.v25.70812. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/70812. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Representação na América Latina