Dados etnográficos de presenças estrangeiras: intervenções de uma antropóloga no trabalho com crianças refugiadas na Inglaterra

Autores

  • LIANA LEWIS

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v6i1.704

Resumo

A noção de ciência, como saber descomprometido, vem sendo substituída pela compreensão da necessidade de intervenção por parte dos produtores de conhecimento. Tal produção constitui-se em ato inevitavelmente político quando observamos a vida das pessoas e as relações de poder que permeiam seu cotidiano. Como resultado de um trabalho etnográfico com crianças refugiadas em uma escola na Inglaterra, discorro sobre a necessidade de um posicionamento por parte do antropólogo através da explicitação das alianças estabelecidas no campo. Acredito que tal atitude possa permitir a viabilização de intervenções a favor dos grupos estudados e que tal comprometimento se faz fundamental, caso o trabalho não seja caracterizado por uma atitude reprodutora de desigualdades sociais. Palavras-chave: ciência, relações sociais, poder, crianças refugiadas, racismo, cultura hegemônica inglesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-05

Como Citar

LEWIS, L. Dados etnográficos de presenças estrangeiras: intervenções de uma antropóloga no trabalho com crianças refugiadas na Inglaterra. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 6, n. 1, 2007. DOI: 10.5216/sec.v6i1.704. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/704. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê