As cenas independentes e a música ao vivo: elementos da nova configuração da música na atualidade

Autores

  • Rubens de Freitas Benevides Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v22i2.58393

Resumo

A música foi reconfigurada a partir da década de 1990 em suas mais diversas formas, que vão desde os sentidos que adquirem para as audiências até as formas de criação e execução. A partir das seguidas mudanças de formato nos suportes musicais, chegando às atuais plataformas de streaming, as formas de atualização tecnológica usadas para audição musical impactaram fortemente os centros econômicos da indústria fonográfica. O resultado deste impacto foi uma crise que durou por mais de uma década e uma alteração sensível dos sentidos da música, que passaram a ter como sentido forte a política. No estado de Goiás, no Brasil e em todo o mundo a reconfiguração das formas industriais da música teve como consequência o crescimento das atividades de apresentações ao vivo. Publicações especializadas expressam esse fato em nível global. A partir de levantamento de dados em meio virtual (Internet, redes sociais, listas de e-mails, etc.) no período de 2011 a 2013 pudemos observar este fato junto às cenas de música independente no país. Estas são o locus da música ao vivo através da produção dos festivais.

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Biografia do Autor

Rubens de Freitas Benevides, Universidade Federal de Goiás

Professor Doutor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

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Publicado

2019-10-06

Como Citar

DE FREITAS BENEVIDES, R. As cenas independentes e a música ao vivo: elementos da nova configuração da música na atualidade. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 22, n. 2, 2019. DOI: 10.5216/sec.v22i2.58393. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/58393. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê