"Una cuestión de entrega”: desigualdades de género y factores de riesgo psicosocial en el trabajo de enfermería
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v22i1.57893Resumo
Neste artigo é examinada a relação entre gênero e fatores de risco psicossociais no setor de enfermagem, partindo das noções de feminização e precarização da força de trabalho. Trata-se de um estudo descritivo de caráter qualitativo a partir da análise de fontes secundárias e de vinte entrevistas realizadas com profissionais de enfermagem que atuam no setor de saúde na cidade de Buenos Aires. Os resultados indicam que a atribuição de tarefas de cuidado para as mulheres resulta na dupla jornada como fator de risco psicossocial que afeta especificamente o gênero feminino. Além disso, a sobrecarga de trabalho é outro risco psicossocial ocasionado por jornadas múltiplas e baixos salários, denominadores comuns na enfermagem. Conclui-se que o Estado, o empresariado e os sindicatos são atores fundamentais para reverter as condições de vulnerabilidade das mulheres no âmbito laboral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).