Articular trabajo y cuidado en cooperativas de trabajo en Argentina: desafios normativos desde la perspectiva de género
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v22i1.57885Resumo
As discussões sobre o modo como os cuidados organizam-se socialmente, sua distribuição desigual entre mulheres e homens e o seu reconhecimento como trabalho são contribuições da economia feminista que nos permitem compreender seus aportes ao sistema sócio econômico. Nesse aspecto, este trabalho tem como objetivo reconhecer as possibilidades que existem para resolver os cuidados a partir da inserção laboral em cooperativas de trabalho. Entendendo que as mesmas não podem conceber-se de modo separado, se não que devem ser compreendidas no marco de uma organização e distribuição social do trabalho de cuidado mais ampla, devido ao alcance do presente trabalho, destacaremos as possibilidades de articulação em vinculação com o modo de inserção laboral. A importância desta abordagem fundamenta-se na persistente divisão sexual do trabalho e nas características específicas do trabalho cooperativo, que em sua condição de trabalho associativo e autogerido, apresenta desafios claros para as normativas laborais e as proteções sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).