Articular trabajo y cuidado en cooperativas de trabajo en Argentina: desafios normativos desde la perspectiva de género

Autores

  • Luisina Logiodice Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales
  • Corina Rodríguez Enríquez Centro Interdisciplinario para el Estudio de Políticas Públicas

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v22i1.57885

Resumo

As discussões sobre o modo como os cuidados organizam-se socialmente, sua distribuição desigual entre mulheres e homens e o seu reconhecimento como trabalho são contribuições da economia feminista que nos permitem compreender seus aportes ao sistema sócio econômico. Nesse aspecto, este trabalho tem como objetivo reconhecer as possibilidades que existem para resolver os cuidados a partir da inserção laboral em cooperativas de trabalho. Entendendo que as mesmas não podem conceber-se de modo separado, se não que devem ser compreendidas no marco de uma organização e distribuição social do trabalho de cuidado mais ampla, devido ao alcance do presente trabalho, destacaremos as possibilidades de articulação em vinculação com o modo de inserção laboral. A importância desta abordagem fundamenta-se na persistente divisão sexual do trabalho e nas características específicas do trabalho cooperativo, que em sua condição de trabalho associativo e autogerido, apresenta desafios claros para as normativas laborais e as proteções sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luisina Logiodice, Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales

Doctoranda en la Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, Buenos Aires, Argentina.

Corina Rodríguez Enríquez, Centro Interdisciplinario para el Estudio de Políticas Públicas

Doctora y Investigadora del Centro Interdisciplinario para el Estudio de Políticas Públicas (CONICET-CIEPP), Buenos Aires, Argentina.

Publicado

2019-05-23

Como Citar

LOGIODICE, L.; RODRÍGUEZ ENRÍQUEZ, C. Articular trabajo y cuidado en cooperativas de trabajo en Argentina: desafios normativos desde la perspectiva de género. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 22, n. 1, 2019. DOI: 10.5216/sec.v22i1.57885. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/57885. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê