As duas cidades
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v5i2.573Resumo
A “decifração” da cidade inclui todas as possibilidades de conhecê-la. A cidade pode ser entendida como referenciadora de sentido cultural-existencial-vivencial, pode ser entendida também como objeto de estudo, inteligibilidade, objeto planificável. O estudo das memórias de pioneiros e antigos moradores relativiza o enfoque incisivo presente/ futuro predominante na visão modernista, desfragmentando descontinuidades e rupturas que possibilitam decodificar a cidade do passado e codificar a cidade do presente, incluindo o conhecimento de interações pessoais que configuram espaços e formas existentes na imagem da cidade que vislumbramos. Palavras-chave: A “decifração” da cidade inclui todas as possibilidades de conhecê-la. A cidade pode ser entendida como referenciadora de sentido cultural-existencial-vivencial, pode ser entendida também como objeto de estudo, inteligibilidade, objeto planificável. O estudo das memórias de pioneiros e antigos moradores relativiza o enfoque incisivo presente/ futuro predominante na visão modernista, desfragmentando descontinuidades e rupturas que possibilitam decodificar a cidade do passado e codificar a cidade do presente, incluindo o conhecimento de interações pessoais que configuram espaços e formas existentes na imagem da cidade que vislumbramos. Palavras-chave: cidade; memória; desfragmentação; patrimônio.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-05
Como Citar
MEDEIROS, W. As duas cidades. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 5, n. 2, 2007. DOI: 10.5216/sec.v5i2.573. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/573. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).