O que é um Estudo de Caso e quais as suas potencialidades

Palavras-chave: estudo de caso, metodologia

Resumo

Este trabalho tem como objetivo central fazer uma discussão acerca da compreensão dos desenhos de estudos de caso, a fim de destacar suas vantagens e desafios de aplicação na Ciência Política. Parte-se de uma discussão conceitual sobre o que são estudos de caso em suas diversas definições e concepções na literatura sobre metodologia em Ciências Sociais, a fim de propor uma distinção necessária entre a estratégia de pesquisa, o número de casos e o número de observações. Aborda-se o papel dos estudos de caso no tratamento da multicausalidade e da complexidade causal dos fenômenos sociais, discutindo em termos de validade interna e externa e de estratégias de análise causal. Nesse sentido, argumenta-se a favor de uma diferente perspectiva ao entendimento mais comum dos estudos de caso: em vez de se restringir aos desenhos que se estruturam a partir de uma ou poucas observações pela via qualitativa, também é possível compreendê-los como estratégia de pesquisa que adota modelos de análise em-pírica utilizando técnicas quantitativas a partir do estabelecimento de variações internas aos casos. Por fim, argumenta-se que as diferentes lógicas de causação e a característica densa dos estudos de caso atribuem rigor metodológico e um relevante papel na construção e no teste de teorias na Ciência Política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Guimarães Duarte Sátyro, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (DCP/UFMG). É doutora em Ciência Política pelo IUPERJ e fez um pós-doutorado em política social no Latin American Centre da Universidade de Oxford (2016-2017). Tem artigos aceitos no Journal of Comparative of Policy Analysis e na Revista de Administração Pública. Tem artigos publicados na Brazilian Political Science Review, Opinião Pública, Dados, entre outras.

Raquel Wanderley D'Albuquerque, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda e Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduada em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisadora de temas referentes a Avaliação e Análise de Políticas Públicas, Instituições Políticas e Burocracia, com foco em dinâmicas de implementação de políticas federais no nível municipal. Colaboradora do Grupo Interdisciplinar de Metodologias em Avaliação de Políticas Públicas (GIMAPP) e do grupo de pesquisa em Metodologia em Ciências Sociais - UFMG. Docente e consultora na área de estatística aplicada e ciência de dados. 

Publicado
18-05-2020
Como Citar
Guimarães Duarte Sátyro, N., & D’Albuquerque, R. W. (2020). O que é um Estudo de Caso e quais as suas potencialidades. Sociedade E Cultura, 23. https://doi.org/10.5216/sec.v23i.55631
Seção
Artigos Livres