O que é um Estudo de Caso e quais as suas potencialidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v23i.55631

Palavras-chave:

estudo de caso, metodologia

Resumo

Este trabalho tem como objetivo central fazer uma discussão acerca da compreensão dos desenhos de estudos de caso, a fim de destacar suas vantagens e desafios de aplicação na Ciência Política. Parte-se de uma discussão conceitual sobre o que são estudos de caso em suas diversas definições e concepções na literatura sobre metodologia em Ciências Sociais, a fim de propor uma distinção necessária entre a estratégia de pesquisa, o número de casos e o número de observações. Aborda-se o papel dos estudos de caso no tratamento da multicausalidade e da complexidade causal dos fenômenos sociais, discutindo em termos de validade interna e externa e de estratégias de análise causal. Nesse sentido, argumenta-se a favor de uma diferente perspectiva ao entendimento mais comum dos estudos de caso: em vez de se restringir aos desenhos que se estruturam a partir de uma ou poucas observações pela via qualitativa, também é possível compreendê-los como estratégia de pesquisa que adota modelos de análise em-pírica utilizando técnicas quantitativas a partir do estabelecimento de variações internas aos casos. Por fim, argumenta-se que as diferentes lógicas de causação e a característica densa dos estudos de caso atribuem rigor metodológico e um relevante papel na construção e no teste de teorias na Ciência Política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Guimarães Duarte Sátyro, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Professora Associada do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais. É doutora em Ciência Política pelo IUPERJ e fez um pós-doutorado em política social no Latin American Centre da Universidade de Oxford. 

Raquel Wanderley D'Albuquerque, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Doutoranda e Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduada em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco. Colaboradora do Grupo Interdisciplinar de Metodologias em Avaliação de Políticas Públicas (GIMAPP) e do grupo de pesquisa em Metodologia em Ciências Sociais - UFMG. Docente e consultora na área de estatística aplicada e ciência de dados. 

Downloads

Publicado

2020-05-18

Como Citar

GUIMARÃES DUARTE SÁTYRO, N. .; D’ALBUQUERQUE, R. W. O que é um Estudo de Caso e quais as suas potencialidades. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/sec.v23i.55631. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/55631. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres