Valores políticos dos agentes pedagógicos dos projetos de educação para a democracia do Congresso Nacional

Autores

  • Antonio Teixeira de Barros
  • Rildo Cosson

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v20i2.53075

Resumo

O artigo analisa a percepção e o discurso dos agentes
pedagógicos que atuam nos programas de educação para a
democracia do Congresso Nacional. O estudo foi realizado
por meio de websurvey, com questões abertas e fechadas no
mês de maio de 2017. As principais conclusões demonstram
que os educadores são críticos em relação ao atual estágio
da democracia e ao combate à corrupção. Há elevada adesão
a valores políticos como igualdade de direitos, tolerância
política, respeito à diferença e à diversidade cultural e sexual,
novas configurações familiares, participação política e social,
entre outros. O estudo apresenta dados que são relevantes para a compreensão do modo de pensar de um segmento que atua diretamente nos projetos de educação para a democracia nas duas casas legislativas, considerando que os estudos sobre o tema têm privilegiado os efeitos de tais iniciativas, sem levar em conta a perspectiva dos educadores.

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Publicado

2018-05-20

Como Citar

BARROS, A. T. de; COSSON, R. Valores políticos dos agentes pedagógicos dos projetos de educação para a democracia do Congresso Nacional. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 20, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/sec.v20i2.53075. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/53075. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres