Valores políticos dos agentes pedagógicos dos projetos de educação para a democracia do Congresso Nacional
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v20i2.53075Resumo
O artigo analisa a percepção e o discurso dos agentes
pedagógicos que atuam nos programas de educação para a
democracia do Congresso Nacional. O estudo foi realizado
por meio de websurvey, com questões abertas e fechadas no
mês de maio de 2017. As principais conclusões demonstram
que os educadores são críticos em relação ao atual estágio
da democracia e ao combate à corrupção. Há elevada adesão
a valores políticos como igualdade de direitos, tolerância
política, respeito à diferença e à diversidade cultural e sexual,
novas configurações familiares, participação política e social,
entre outros. O estudo apresenta dados que são relevantes para a compreensão do modo de pensar de um segmento que atua diretamente nos projetos de educação para a democracia nas duas casas legislativas, considerando que os estudos sobre o tema têm privilegiado os efeitos de tais iniciativas, sem levar em conta a perspectiva dos educadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).