A dimensão simbólica do consumo e o mercado como construção social: um estudo sobre a compra da casa e de produtos de moda

Autores

  • Beatriz Sumaya Malavasi Haddad Universidade Estadual Paulista
  • Gabriela Lanza Porcionato Universidade Estadual Paulista, Araraquara, São Paulo, Brasil.
  • Ana Lúcia Castro Faculdade de ciências e letras de Araraquara/UNESP
  • Maria Chaves Jardim Faculdade de ciências e letras de Araraquara/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v22i1.47612

Resumo

Estudos sobre a dimensão simbólica do consumo e o conceito de mercado como construção social são temas abordadas por duas pesquisas que, mesmo realizadas de maneira autônomas e com temáticas diferentes, apresentam convergência nas análises. O objetivo deste artigo, portanto, é refletir sobre essas convergências, sendo a primeira pesquisa sobre a compra da casa própria a partir do programa habitacional federal, Minha Casa Minha Vida; e a segunda pesquisa acerca do consumo de marcas de moda globais em comunidades de baixa renda. Ambas as pesquisas discutem as relações sociais que se instauram em torno da compra destes bens, os discursos racionais da motivação da compra e o consumo como ato social e simbólico. 

 

Palavras-chave: consumo, mercado, pertencimento, bem.

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Biografia do Autor

Beatriz Sumaya Malavasi Haddad, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara/ Universidade Estadual Paulista, Araraquara, São Paulo, Brasil.

Gabriela Lanza Porcionato, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, São Paulo, Brasil.

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara,

Universidade Estadual Paulista, Araraquara, São Paulo, Brasil.

Ana Lúcia Castro, Faculdade de ciências e letras de Araraquara/UNESP

Docente do Departamento de Antropologia da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara/ UNESP

Maria Chaves Jardim, Faculdade de ciências e letras de Araraquara/UNESP

Docente do Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara/ UNESP

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Publicado

2019-05-23

Como Citar

HADDAD, B. S. M.; PORCIONATO, G. L.; CASTRO, A. L.; JARDIM, M. C. A dimensão simbólica do consumo e o mercado como construção social: um estudo sobre a compra da casa e de produtos de moda. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 22, n. 1, 2019. DOI: 10.5216/sec.v22i1.47612. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/47612. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres