A dimensão simbólica do consumo e o mercado como construção social: um estudo sobre a compra da casa e de produtos de moda
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v22i1.47612Resumo
Estudos sobre a dimensão simbólica do consumo e o conceito de mercado como construção social são temas abordadas por duas pesquisas que, mesmo realizadas de maneira autônomas e com temáticas diferentes, apresentam convergência nas análises. O objetivo deste artigo, portanto, é refletir sobre essas convergências, sendo a primeira pesquisa sobre a compra da casa própria a partir do programa habitacional federal, Minha Casa Minha Vida; e a segunda pesquisa acerca do consumo de marcas de moda globais em comunidades de baixa renda. Ambas as pesquisas discutem as relações sociais que se instauram em torno da compra destes bens, os discursos racionais da motivação da compra e o consumo como ato social e simbólico.
Palavras-chave: consumo, mercado, pertencimento, bem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).