De artesãos a artistas: um estudo com ceramistas de Tonalá, México
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v18i1.40612Resumo
Pensar o trabalho artesanal de artesãos mexicanos que se inserem no circuito da arte (através de exposições artísticas e participação em concursos de artesanato) é a intenção deste artigo. Ao mesmo tempo, pretende repensar sobre como os conceitos de arte e artesanato
foram sendo construidos ideologicamente ao longo do tempo. Neste sentido, embora artesãos se destaquem por apresentar trabalhos com riqueza estética e conceitual, suas obras continuam sendo vistas e valorizadas socialmente como artesanato. Faz-se necessário criar um espaço para questionar os modos de ver o artesanato atualmente, levando
em consideração as diferentes tipologias que caracterizam o oficio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).