“Cultos em cerveja”: discursos sobre a cerveja artesanal no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v18i1.40607Resumo
No presente trabalho, empreendemos um estudo do discurso dos sujeitos envolvidos na produção e no consumo de cervejas artesanais no Brasil, a fim de entender os elementos que são construídos e partilhados por esses atores e que são fundamentais na constituição de suas identidades. Para tanto, iniciamos o percurso destacando a dimensão simbólica inerente à alimentação, aqui pensada enquanto campo de estudos fecundo nas ciências sociais. Em um segundo momento, contextualizamos o atual panorama cervejeiro nacional, relacionando-o à ascensão de uma “cultura gourmet” no país e a determinados padrões alimentares observados na contemporaneidade. Por fim, realizamos a análise discursiva propriamente dita, atentando para as representações inerentes às práticas aqui estudadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).